quinta-feira, 24 de junho de 2010

Baixo Desempenho Escolar: Desnutrição ou privação cultural?

PRIVAÇÃO CULTURAL
Ouvi este termo numa reunião e ele passou a ser alvo de pesquisas e de questionamentos perante o atendimento realizado por mim a crianças encaminhadas com dificuldades de aprendizagem.
Este pedaço de palavra parecia que cabia perfeitamente bem em alguns casos que estava construindo ou seja tecendo relações que explicassem a dificuldade de fulaninho..mas depois deixou de ser pano de fundo e passou a ser alvo secreto de interrogações diante da constituição particular dos meus pensamentos insolubres....
Li alguns textos europeus que falavam dentro deste pedaço de palavras de desnutrição, e que esta ideia sociologica surgiu na decada de 70, sendo um dos mais outros estigmas para ROTULAR alunos, separa-los...ou seja uma justificativa...EPA!!!tremi, reli...e continuei...
Feuerstein, psicologo, romeno,em 1994 elaborou o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) e seu modelo de Psicodiagnóstico (LPAD). O PEI é um programa de formação cognitiva que tem em vista o incremento do potencial de aprendizagem., quanto a privação cultural ele diz:
Essa síndrome é entendida como a ausência ou insuficiência de interações sociais específicas, é a privação do indivíduo em sua própria cultura..enfatiza que o desenvolvimento cognitivo somente pode acontecer de forma natural e saudável se o indivíduo puder experimentar uma interação humana que lhe forneça os instrumentos para lidar com o mundo.Vygotsky também concebe o desenvolvimento por meio da mediação com outros seres humanos que ‘oferecem’ – consciente e inconscientemente, formal e informalmente – os instrumentos de sua cultura.
Feuerstein (1997) rompe com os paradigmas de que a idade e fatores orgânicos como a herança genética, anomalias cromossômicas, emocionais, sejam impeditivos para a modificabilidade cognitiva e afetiva, sejam irreversíveis e a causa central da falta de aprendizagem.”
A rotulação tambem vem desde que classificamos, avaliamos e massificamos em vidrinhos nas salas de aulas nossos alunos, aqueles carente, vindo de extrema pobreza e que a ESCOLA dita pública, mas com cara ainda de arcaica e classe média...vai rotular impiedosamaente desde deficiencia, retardamento, privação cultural, silabico, pre silabico etc....REPENSAR ESTA PRATICA É PRIMORDIAL..
Diante de outras leituras pude então me reencontrar neste conceito e representa-lo melhor no contexto do meu trabalho, e espero que tenhamos cuidado acurado com estes CLICHES que nos chegam tão sorrateiramente pervertendo nossa linguagem como um pulo de gato disfarçado de maestria.